Hora da verdade na XIV Copa Estrelato. A um passo da grande final, Desportivo América e Vila Monumento mediram forças, no que tinha a promessa de ser um jogaço. Dito e feito. Em duelo de sete gols, o América sobressaiu e derrotou o VM! 4 x 3!! E que venha a finalíssima. Ao longo da competição e principalmente nesta fase de mata-mata, Vila Monumento e Desportivo América, ganharam a reputação de dois times bem ofensivos, com o poderio de ataque sendo a principal característica dos times.
Pelo lado do VM, o trio de ataque já conhecido por toda a competição - Lescura, Godoy e Felipe -, mais uma vez foram as principais válvulas de escape e responsáveis pela criação de jogadas. Por sua vez, o Desportivo América veio a campo sem o seu melhor jogador, Gustavo, e posicionou Luanzinho como essa referência ofensiva, com Dolly e Pedrinho flutuando na frente. Na defesa Digão e Luizinho tinham a ingrata missão de parar o trio LGF.
Mas antes mesmo de qualquer prognóstico na partida, o Vila Monumento tratou de marcar. Com 1 minuto, em uma escapada rápida do ataque, Lescura conduziu pelo lado esquerdo, cruzou o campo com um passe rasteiro e achou Felipe para completar, empurrando para as redes! 1 x 0 Vila Monumento!
O forte início do Vila Monumento, porém, não se transformou em dominância ao longo do jogo. Isso porque, rapidão, o Desportivo América tratou de empatar. Aos 3 minutos, Giro cobrou falta perto da área e rolou para Luanzinho, no canto esquerdo, que chutou para o meio; a bola desviou no zagueiro e entrou para o gol. Tudo igual! 1 x 1!
Antes mesmo que você pudesse piscar, Villa Monumento e Desportivo América mostraram pra que vieram e fizeram jus à fama dos times de serem ofensivos e letais. Mesmo com o empate, o Villa Monumento não se abateu e quase voltou à frente no placar; Urbano ganhou a bola no campo de defesa e acionou Meneses, que ajeitou de calcanhar pra batida de Felipe, que mandou para fora.
Após o frenético início de jogo, finalmente a calmaria tomou conta. O Desportivo América, sentindo falta do seu principal jogador, penou um pouco em criar oportunidades, mas teve a ascensão de Dolly como a principal arma ofensiva para criar e também finalizar as jogadas. O Vila Monumento, por sua vez, apostou no contra-ataque e na velocidade pelas pontas, com Lescura e Godoy.
E por uma ironia do destino, o contra-ataque premiou foi o DA. Aos 8 minutos, Luanzinho arrancou pelo meio de campo, abriu para direita, achando Dolly, que finalizou na saída de Victor; o goleirão ainda desviou, mas não conseguiu impedir o gol e a virada americana! 2 x 1!!
A virada do América veio e com ela também a possibilidade de enterrar o adversário. Isso porque logo depois do gol, o time seguiu sendo incisivo e criando oportunidades. Poucos minutos depois, Dolly, completou lateral cobrado por Giro e finalizou, carimbando o travessão!!
Minutos seguintes, Digão arrancou do campo de defesa, fez jogada individual e mandou para Giro, que achou Lele, que finalizou com perigo ao gol de Victor. Mais uma vez, o VM se safou e foi apenas sobrevivendo nos minutos seguintes. No que foi o último ato da etapa inicial, Manieri cobrou escanteio para a área e o bate rebate na área, sobrou para Iguinho que finalizou próximo ao gol, parando na defesa de Victor!!
Apesar de chances lá e cá (mais lá, do que cá), o placar permaneceu teimosamente no 2 x 1. E não, não estávamos vendo um replay ou uma reprise, mas o segundo tempo teve o mesmo roteiro do primeiro. Isso porque, com 1 minuto da volta, o Vila Monumento marcou. Jogada individual pelo lado esquerdo de Lescura, que lançou para Godoy; o atacante do VM dividiu com Renan e acabou sofrendo o pênalti. Na cobrança, responsabilidade de Lescura, que bateu forte no canto direito sem chances para Renan! 2 x 2!
E assim como na etapa inicial, o VM chegou com voadora no lustre. Um gol no primeiro minuto. Desatenção do rival? Talvez. Mas méritos totais ao ímpeto do Monumento e do rápido ataque da equipe. Rapidinho, aos 2 minutos de jogo, um contra-ataque rápido e pelo lado do campo; Lescura arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro para Felipe, do outro lado, finalizar na saída de Renan! Vira, virou! 3 x 2!
Tal como a melhor fase de Usain Bolt nas pistas, o VM, como um raio, marcou DUAS vezes num piscar de olhos. E em jogada característica de Lescura, o principal nome desse time, participando ativamente dos dois gols! De repente, o Monumento no controle. Mas assim como uma alegria de pobre, a vantagem do Vila Monumento durou muito pouco.
Aos 3 minutos, em jogada individual, Luanzinho levou a bola pro ataque, foi desarmado e a bola ficou no bate-rebate. Nessa, Dolly dominou já tirando do zagueiro ficou de frente pro goleiro, finalizando com muito estilo e categoria, um golaço!!! O terceiro de Dolly na partida! 3 x 3! Insanidade pura! A vantagem do DA evaporou tão rápido quanto a liderança do VM durou. Lá e cá e cheio de viradas, o placar empatado finalmente refletia o campo. Dois times iguais e o resultado justíssimo - e longe de ser decidido, diga-se de passagem.
Longe do ritmo intenso que pairou o campo nos minutos iniciais, a partida agora era de mais cautela. Ambos times, cientes do peso do jogo, entenderam que qualquer erro dali em diante, poderia ser fatal, sendo a diferença de ir para final ou ir para casa.
Os minutos seguintes foram de tensão e de poucas chances. Na melhor oportunidades em tempos, Luanzinho tabelou com VB e finalizou de média distância, parando em Victor. O Vila respondeu em um ataque rápido. Lescura criou pelo meio e abriu para Paraíba, que finalizou para o gol; Felipe desviou de letra, mas parou na boa ação de Renan.
Chegando nos minutos derradeiros, a tensão foi escalonando; O DA quase marcou novamente, quando Luisinho recebeu de frente para Victor e finalizou mesclado, levando perigo ao gol do VM. O Monumento respondeu quando Murilo criou pela esquerda e achou Montone, que emendou uma finalização de primeira para fora, assustando Renan.
Finalmente, aos 21 minutos as redes balançaram; no melhor estilo centroavante, VB recebeu de costas para o gol, fez o pivô e ajeitou para a chegada dele, Dolly, que do jeito que veio, mandou para as redes!!! Decidindo o jogo para o América! 4 x 3!!
Com poucos minutos restantes, a vida do VM complicou muito. Por mais que o jogo em si, tenha apresentado momentos de mais pura insanidade – como foi no começo de ambos os tempos, com uma sequência de gols – desta vez, parecia o improvável.
O raio pode cair duas vezes no mesmo lugar, mas três vezes já é demais. O Desportivo sobreviveu e o Vila não encontrou forças para reagir! Jogaço de sete gols e classificação americana! Com isso, a Estrelato chega ao fim para o ótimo Vila Monumento que demonstrou um enorme crescimento na fase final. O Desportivo, por sua vez, exorciza o fantasma da última edição, quando caiu nesta mesma fase. Desta vez, o time avança e encara o seu arquirrival na finalíssima, o Pisa. É para resolver o que não foi resolvido no empate de ambos na primeira fase. Dessa vez, é valendo a taça!!
Ficha técnica
Vila Monumento 3 x 4 Desportivo América - Semifinal da XIV Copa Estrelato
Gols: Lescura e Felipe (2) (VM); Luanzinho e Dolly (3) (DA)
Comentários (0)