Dificilmente teríamos um placar elástico como aconteceu na jornada 1, afinal de contas, quando Juvena e Wake 'n' Bake se encontram, o placar é apertado. Até esta finalíssima, foram dois scores mínimos contra aquele histórico 4 x 1 aplicado pela juvenada, em 21 de setembro. O 4º capítulo das esquadras foi digno de uma decisão dourada, com a 'Laranja Mecânica' perigosa nas ações, aproveitando as chances e poderia ter feito mais, enquanto o WB foi aguerrido e flertou com o overtime.
A família Wake ‘n’ Bake em sua segunda final de Série Ouro em 2024
Recém-campeão do Chuteira Classic pelo Divino, Ferrugem trocou de uniforme e estava pronto para defender a meta. Descanso para quê? Padu, Marlon, Nery, Guto, Vavá e Gabriel completaram o quadro inicial do professor Daniel Xavier. Em sua 5ª decisão dourada (incluindo o Chuteira 100), o Wake contava outra vez com Cutait e sua patada mágica para sair vencedor. Leite, Lucão, Marcão, Rick, Caio Sanchez e o herói Mendes (ou Men10) foram os titulares. Astros definidos, é hora do show! Let's go!
Juvena, estreando numa finalíssima de Série Ouro
Saída do Juvena e Gabriel deu o pontapé inicial! Vamos nessa! Início sonolento, lento, "chato" e de muitos estudos. A juvenada pressionava a saída de bola adversária, que por sua vez procurava, por meio dos lançamentos, as suas torres instaladas dentro da área de Ferrugem. Duas das melhores defesas do torneio não querendo dar o ouro para o bandido. Para quem gosta de ferrolho e duelo travado, os primeiros minutos foram um deleite.
O primeiro bom momento aconteceu aos 6 minutos. Nery encontrou uma janela entre dois jogadores do WB e serviu Guto na direita, que apostou corrida contra Lucão e soltou um chutaço diagonal, mas no meio do caminho tinha a trave e Cutait respirou aliviado! Resposta imediata e lançamento de Lucão para Caio Sanchez, que levou a melhor sobre Padu, porém, na hora de finalizar, furou bisonhamente e Ferrugem ficou com ela. Outra chegada juvenista e Vavá experimentou do meio da avenida e a redonda passou sobre o travessão.
Vavá busca se livrar da marcação de Leite: início bem dividido
Aos poucos, a finalíssima começava a esquentar. Caio Sanchez ganhou aos trancos e barrancos, escapou de Marlon e atirou nas mãos de Ferrugem. Na sequência, Cutait arriscou da quadra defensiva e a redonda subiu demais. Alguém estava com saudade das patadas do goleirão? Reposição rápida e Ferrugem quis surpreender. Graçola à vista e o chutaço da sua meta quase terminou em golaço! Bola à direita e os goleiros querendo o protagonismo com 11 minutos jogados. Na sequência, Lipe fez um belo lançamento e quase Alê Orsi completou de cabeça. Faltaram centímetros para que o placar fosse aberto.
Arau desarmou Nery na esquerda, passe para Davi encarar a marcação, mas o próprio Nery interceptou. O contra-ataque foi armado. Juvenil passou como quis por Leite e Arau, avançou algumas jardas e tentou mais um drible, mas Lipe esticou o compasso e mandou para lateral! Realmente, as duas defesas querem o placar em branco. Quem tiver uma graninha sobrando, é hora de apostar.
Mendes, estrela nas semis ante o Invictus, esbarra na forte marcação da juvenada
O Juvena ficou perto do tento inaugural. Jogada de Marlon na direita e rolou para Gabriel dentro da área, contra a marcação de Mendes. Tiro à queima-roupa e Cutait operou um milagre! O rebote ficou com Guto, mas o guarda-redes wakezista se jogou e fez outra bela intervenção. Lá vem a 'Laranja Mecânica'!
Mais Juvena! Bomba de Padu da direita e Cutait não segurou a batata quente. JP ganhou de Lipe, dividiu com o paredão, Marcel ficou com a sobra e Guto carimbou Marcão! Que pressão! O Wake 'n' Bake sentiu! É hora da trupe laranja resolver a sua vida, senão a consequência será grave! A resposta veio na falta cobrada por Lucão do meio da avenida e Ferrugem esticou o compasso para interceptar.
Vavá armou a trama na direita e inverteu o jogo para JP. O dono da camisa 20 encarou Batah e deu uma linda caneta ("Fecha o compasso, meu filho"!). Gabriel recebeu na área, serviu Guto, que ajeitou para o chute de Vavá por cima da meta! Que trama, amigos! Linda jogada e o Juvena estava à vontade em sua primeira final dourada. O WB não queria ficar para trás e Batah cobrou corner da esquerda, Lucão desviou de cabeça e Ferrugem apenas acompanhou o melão cair no canto direito.
Parecia que não teríamos nada e o empate sem gols era inevitável. Parecia. Nos acréscimos, Leite jogou a bola no tumulto e a defesa laranja afastou o perigo. Gabriel amaciou no peito, armou a trama e colocou Marquinhos para correr. Na tentativa de afastar, Cutait carimbou Batah e a esfera parou no fundo da rede. É GOL CONTRA! É GOL DO JUVENA! Marquinhos foi comemorar com a galera, mas o autogolo foi confirmado na súmula! 1 x 0! Hora do recreio e o Wake 'n' Bake precisará se benzer e jogar muita bola para virar a mesa, assim como fora nas fases anteriores. A parte final promete!
Juvenada comemora a vantagem parcial antes do intervalo
Mendes deu o pontapé inicial e quase o Juvena dobrou a vantagem com menos de 1 minuto. Lucão foi desarmado por Marlon na faixa canhota, tabelinha com Juvenil e tapa cruzado, mas Gabriel não alcançou e a pelota passou longe da meta de Cutait. Depois, o Gabriel apareceu na direita e atirou rasteiro em diagonal! Fora! Com tantas oportunidades perdidas, uma hora a conta chega e o WB costuma machucar.
A turma de Leite apareceu no ataque e quase aconteceu o empate. Bola de Lucão para Lipe na esquerda e o chute colocado parou nas mãos de Marcel. Era apenas o início. Na sequência, Lipe parou na boa intervenção do arqueiro juvenista e correu firme para a cobrança de escanteio na esquerda. Bola alçada na área e Leite desviou no primeiro pau, canto direito e indefensável para Marcel! Essa dupla funciona! É GOL DO WAKE 'N' BAKE! Tudo igual aos 3 minutos e aquele filme das últimas duas semanas está prestes a se repetir! Salve-se quem puder! 1 x 1!
Lucão deu um rapa em Guto a poucos passos da área e a falta foi marcada. Padu conversou, colocou pimenta, tomou distância, esperou a autorização do professor e BOOOOMBAAAA... Cutait interceptou de manchete, apanhou o rebote, tabelou com Nery e inverteu para Vavá na esquerda. Rabiscada do avante 19, puxou para o meio e soltou o foguete, mas Gabriel estava no lugar errado, tirou o gol do colega e Lipe afastou para longe! Ai, ai, ai...!
Os laranjas continuavam perto de desempatar a parada e Nery deu um lindo passe para Juvenil, que escapou de Lipe e bateu forte no canto direito, mas Cutait interceptou e Mendes afastou o perigo! Enquanto isso, Cutait calibrou a sua direita venenosa e a redonda passou à direita de Marcel. Nosso comentarista Miguel Inácio estava pronto para comemorar o gol do ídolo. Fica para a próxima!
Marcel segura o melão, com Nery (de costas): o Juvena poderia viver um drama
Clima quente entre os brothers, quando Marlon deixou o braço em Rick no meio da quadra. Falta e cartão vermelho direto, sem hesitar. Sem querer é falta e o Juvena precisaria sobreviver dois minutos com um jogador a menos, e contra um time frio e calculista. Troca de passes envolvente, Leite com Lobianco, Davi no pivô e devolução ao avante 8, que viu Rick na esquerda. Chute venenoso do ponteiro 33 e a redonda beijou o poste direito. Fora! Olha o WB querendo mais uma remontada!
O Juvena sobreviveu. Com o time completo, quase saiu o segundo com JP na faixa canhota. Ele encarou a marcação de Leite e bateu forte no canto direito, mas Cutait buscou no canto direito e mandou para fora! "Uhhhh"!!!! Aos 15 minutos, Nery conduziu a trama e rolou para Gabriel dominar, girar contra a marcação de Mendes e dar uma linda tacada de sinuca no rodapé canhoto de Cutait! Que facilidade do avante! Os laranjas perto do título inédito! 2 x 1!
Juvenada comemora a nova vantagem
A trupe de Leite sentiu. De Cutait para Davi, ajeitada para Mendes e Vavá desarmou com facilidade. E dá-lhe contra-ataque, três contra três, e JP abriu para Padu na esquerda. O avante 9 deu um tapa de direita e tirou demais de Cutait, mas a redonda tirou tinta da trave! Que jogada! Era a bola do título! Não pode vacilar contra o Wake, pois o castigo é grande. Tem jogo, pessoal!
Marquinhos parou Kabba na falta e o canário cantou no seu ouvido. Falta perigosa e a chance do empate estava nos pés de Fongaro. Todo o Juvena na quadra defensiva, só faltava colocar a dupla de treinadores para afastar. Lá vem o WB10 na cobrança, mas Marcel buscou junto ao ângulo direito e fez boa defesa! Quase! Resposta imediata na bola parada, e após Fongaro ficar pendurado, Vavá soltou o petardo e Cutait espalmou para lateral!
A trupe de Leite pausou o game e o relógio era inimigo. "Modo desespero" ativado e Cutait virou o sétimo jogador de linha. No entanto, a tática deu errado. Aos 26 minutos, o arqueiro 1 soltou a bola nos pés de Rick na faixa canhota e preparou o cruzamento. Guto interceptou de cabeça e a sobra ficou limpa para Nery, que ajeitou com carinho e teve muita felicidade ao arriscar por cobertura da quadra defensiva! QUE GO-LA-ÇOOOOO!!!!! O juvenista 18 repetiu o golaço feito na jornada 1 (confira aqui)! Virou especialista! O título está perto! Muito perto! 3 x 1! Está na hora de "sepultar" o Wake 'n' Bake? Nada disso. Saída errada de Gabriel, Leite escapou de Juvenil e serviu Kabba, que fintou Guto e tocou na saída de Marcel. Mendes cutucou em cima da linha para apenas conferir! Tem jogo ainda, pessoal! 3 x 2 aos 27 minutos e o Juvena pediu break!
O WB buscou a igualdade, mas acabou caindo na catimba da juvenada
Partida retomada e todo o WB no ataque. Bomba venenosa de Cutait e Mendes "tirou" o gol do colega. A redonda resvalou na zaga e se perdeu pela linha de fundo. Depois, bola de pé em pé, Cutait para Lipe e Kabba recebeu de frente para o crime, porém carimbou na parede laranja! A pelota se perdeu pela linha lateral e os próximos acontecimentos não merecem ser descritos. A arbitragem resolveu encerrar o espetáculo e VAMOS JUVENA, CAMPEÃO DA OURO 34!
Campanha irretocável! O Juvena conquistou o título de forma invicta, com 8 vitórias e um empate. A trupe de Daniel Xavier marcou 34 gols (2º melhor) e sofreu apenas 18 (melhor defesa). Na premiação individual, Vavá levou para casa o troféu de MVP das finais e a juvenada será a equipe a ser batida na próxima edição.
Juvenada feliz com o seu primeiro título dourado
O Wake ‘n’ Bake encerra a temporada com mais um vice-campeonato da principal divisão chuteirense. Em nove partidas, a turma de Leite venceu 6 e perdeu 3. Foram 34 tentos marcados (empatado com o Juvena) e 22 sofridos. Juntando a histórica edição do Chuteira 100, foi a sua 5ª decisão dourada e apenas uma conquista: a edição 31. Boas férias e nos vemos em 2025!
Juvena, campeão da Ouro 34!
Ficha técnica
Juvena 3 x 2 Wake ‘n’ Bake – Final do XXXIV Chuteira de Ouro
Gols: Batah - contra, Gabriel e Nery (J); Leite e Mendes (WB)
Cartões amarelos: Davi e Marquinhos (J); Mendes e Fongaro (WB)
Comentários (0)