O Avaí Xurupita fez valer o seu favoritismo diante do Peso Pena. Após um primeiro tempo parelho, a esquadra mostrou superioridade técnica, física e numérica, aproveitando bem as peças do elenco para dominar a etapa complementar. O entrosamento da equipe ficou evidente em uma parte do duelo que foi completamente dominada pelos azuis. Mancini foi o grande destaque do time, marcando três vezes. Agora, falta apenas um degrau para que o Avaí Xurupita chegue em mais um final dentro da Liga Chuteira de Ouro.
Carregando o favoritismo para o duelo, o Avaí Xurupita pisou em quadra com Helton, Mancini, Gui Flores, Marcos, Fábio, Mayer e Professor. A primeira chance do jogo foi dos azuis, quando Gui Flores alçou lateral para conclusão de Mayer, sem sucesso. Por outro lado, o Peso Pena, que sabia da dificuldade de sua tarefa, chegou para o confronto com Felipe, Vitinho, Bassan, Mena, Biel, Fred e Oscar, esse último que teve chance para arrematar da intermediária, acertando o travessão!
Passadas as apresentações iniciais, os dois times ficaram um pouco mais contidos. Havia muito em jogo. O receio de ter que correr atrás do prejuízo fez com que o duelo tomasse um ritmo mais cadenciado, de estudo mesmo. Entender como seu adversário se comporta é uma forma importante de preparação.
Depois da fase do estudo, o Avaí decidiu mostrar que estava pronto para a prova. Ficando com a bola durante a maior parte do tempo, a esquadra começou a criar bons lances no ataque. Craque Neto apareceu pela esquerda, mas o arremate subiu demais. Mancini e Craque Neto tentaram em dose dupla, mas os dois pararam em intervenções de Felipe. Professor também experimentou de longe, lamentando nova defesa de Felipe. Fábio tentou a sorte em canudo de longa distância, tendo o mesmo destino das últimas tentativas.
Sentindo o momento positivo, os avaianos seguiram pressionando o rival. Mancini mostrou como se faz ao receber pela direita, levar ao meio e mandar arremate colocado para acertar a gaveta! Golaço! 1 x 0! Mancini apareceu em lance similar ao anterior, mas dessa vez o canhão parou em Felipe. Mancini completou a trinca ofensiva em tiro rasteiro, rebatido por Felipe.
Os leves, que até ali pouco haviam feito, decidiram que era a hora de começar a chacoalhar o jogo. Mena teve espaço pela intermediária para mandar chute colocado que carimbou o travessão! Vitinho cobrou lateral para cabeçada de Gabriel, ao lado. Vitinho alçou novamente a bola com as mãos, para novo desvio de Gabriel. A esfera viajou e se ofereceu para Biel deixar tudo igual! 1 x 1! Biel chamou a responsabilidade em arrancada pelo meio, seguida de passe para conclusão de Bianco, espalmada por Helton.
No sprint final da primeira etapa, o duelo entrou num ritmo de trocação franca. Parada teve a chance em canudo de média distância que carimbou o poste! Mancini cobrou lateral para desvio de Fábio que fez a pelota chegar até Japinha, mas esse desperdiçou o lance. Bianco apareceu para os leves em bola alçada na área, que teve desvio de Fred para carimbar o travessão! Resposta mortal dos xurupitenses em triangulação de Gui Flores, Mayer e Mancini, terminada em toque de letra do avaí xurupita 77 para o fundo da rede! 2 x 1! O Peso Pena até parou o jogo, mas pouco depois a juizada apitou para mandar as equipes ao intervalo.
Se a primeira metade do jogo ilustrou um confronto relativamente equilibrado, ainda que o Avaí tenha se saído um pouco melhor, o tempo complementar foi bem diferente. Sem dar tempo para que o rival sonhasse com qualquer possibilidade de empate, o AX partiu para cima, empilhando chances e mais chances ofensivas. Mancini, Mayer, Parada e Craque Neto foram os principais responsáveis pelo caminhão de chutes a gol que os azuis realizaram. Professor foi o nome da chance mais perigosa da esquadra, um arremate que parou no poste!
A pressão do Avaí Xurupita fez o Peso Pena pausar o game. Mas, não foi o suficiente, já que o ritmo continuou o mesmo após o retorno dos times ao gramado. Mayer apareceu de frente com a meta, mas acabou mandando por cima. Parada teve chance para finalizar, mas viu Felipe rebater. Na sobra, Mancini ficou na boa para balançar o barbante! Hat trick do homem! 3 x 1! O PP replicou em lance individual de Kraco, que escapou com liberdade pelo flanco direito, tocando com maestria na saída de Helton. A esfera estava quase entrando, mas Craque Neto surgiu para rifar o perigo!
Mesmo com o leve susto tomado, o Avaí seguiu absoluto no duelo, pressionando mais e mais o rival. Mayer surgiu pelo flanco direito e jogou na área, Felipe se atrapalhou na defesa e viu o melão ficar de graça para Marcos, que não foi fominha, deixando Parada na boa para cravar! 4 x 1! Marcos subiu pela faixa central e esticou na esquerda até Professor, que avançou e tocou na saída de Felipe para fazer mais um! 5 x 1!
Se você, caro leitor, achou que o Avaí pensou em administrar o placar, te digo que achou errado. Os azuis pareciam estar ligados no 220V. Craque Neto quase ampliou em arremate frontal, mas viu a bola subir demais após desvio. Marcos ainda escorou para arremate de Fábio, mas Felipe agarrou. Parada deixou para Japinha mandar um canhão de longe, que desviou no meio do caminho e morreu no barbante! 6 x 1!
Somente após 5 tentos de vantagem no placar, e mais de 23 minutos jogados, o Avaí diminui um pouco a ofensividade. Àquela altura o Peso Pena agradeceu a oportunidade para mostrar que ainda sabia atacar, mesmo depois de quase não o fazer durante a etapa final do confronto. Biel tocou para Bassan arrematar, parando em Helton. Bassan cobrou corner para conclusão de Vitinho, espalmada por Helton. Gabriel aproveitou cochilada da zaga azul, roubou o melão e ficou na boa para mandar tiro na gaveta! 2 x 6! Logo após a juizada apitou para dar números finais ao jogo!
Vitória imponente do Avaí Xurupita, que dá moral para que a equipe chegue bem às semifinais. Pela frente, duelo contra o Rabisco, valendo vaga na grande decisão da Aço. Já o Peso Pena, que se despede da competição, começa o planejamento para o próximo semestre.
Ficha técnica
Avaí Xurupita 6 x 2 Peso Pena – Quartas de final do XIX Chuteira de Aço
Gols: Mancini (3), Parada, Professor e Japinha (AX); Biel e Gabriel (PP)
Cartões amarelos: Parada (AX); Kraco, Fred e Oscar (PP)
MVPs: 1 – Mancini (Avaí Xurupita); 2 – Parada (Avaí Xurupita); 3 – Craque Neto (Avaí Xurupita)
Comentários (0)