A freguesia já atestava: esse rango é BOM! O Panela fez o que sabe fazer de melhor e, ao longo do mata-mata, corrigiu o que fazia de pior. Não teve tempo ruim, troca de farpas nem palavras carinhosas. Os panelenses descobriram o poder da amizade, superaram as diferenças e entraram em campo apenas com um objetivo: o título da Ouro 33. Deu tudo certo! Defensivamente, sobraram para cima dos wakenzistas, com Caio no sacrifício, Luigi e Leite sobrecarregados e Mendes apagado. Joninhas seguiu orquestrando, Profeta foi colossal na defesa, Maikon determinante para manter a vantagem, Bruninho oferecendo perigos constantes e Rubão sendo O cara outra vez. Balançou a rede duas vezes para fazer o 2 x 0 que garantiu a taça!
O Wake ‘n’ Bake buscava seu segundo caneco dourado na quarta final de Série Ouro (contando o Chuteira 100|Ouro) de sua história
O Panela queria entrar no restrito grupo de times que estrearam na Série Ouro conquistando o título: Nois Que Soma, Baixada de Munique e, no semestre passado, o Sexta-Feira
Os capitães Porco e Leite antes da grande final dourada
Rubão e Bruninho foram os jogadores mais ativos do Panela no início de jogo, chegando a ensaiar alguns ataques, mas sem balançar a rede defendida por Cutait. O WB se esforçou para nivelar, mas só conseguiu finalizar pela primeira vez aos 2, depois da jogada de Caio com Lipe para o wakenzista 7 carregar da direita para o meio antes de bater cruzado. Ao lado! Resposta rápida com passe de Profeta para Rubão carregar à ponta direita e tentar o cruzamento rasteiro, mas Cutait conseguiu afastar!
Parte do mérito inicial do Panela foi segurar muito bem as investidas, dando tudo o que o time tinha para se defender do WB. Profeta facilitou muito a vida de seus companheiros, ganhando todas para cima de Caio. Para as transições ofensivas, servia o lado esquerdo de ataque, orquestrado por Joninhas, mas também com contribuições de Math. O próximo perigo do jogo, porém, veio com lançamento de Maikon direto para o ataque. De dentro da área, Rubão conseguiu escorar para Caiote. Cutait saiu, mas ficou pelo meio do caminho. A sorte é que Marcão acompanhou o panela 17 e travou o chute! No lance seguinte, Cutait lançou para o ataque e Profeta desequilibrou Caio. Falta perigosa, no bico esquerdo da área! O WB 21 cobrou com passe para a direita e Lipe pegou de primeira, batendo no canto esquerdo, mas Maikon deitou para espalmar!
Foi o Panela quem teve a última presença ofensiva, antes de seu próprio pedido de tempo, aos 8. Math ganhou escanteio pela esquerda, cobrado por Caiote, com passe para a intermediária. Joninhas mandou para o meio e Profeta bateu alto. Cutait, com a ponta dos dedos, conseguiu desviar para fora!
Foi a quarta vez na história da Série Ouro que líder e vice-líder do Grupo A fizeram a final. As outras vezes foram na Ouro 12 (Mulekes e Bacana), Ouro 19 (CAV e Mulekes) e Ouro 31 (com o mesmo WB e Torce Contra)
Na volta, os wakenzistas ficaram presos para fora das regiões mais perigosas do ataque, mesmo com Cutait saindo do gol para tentar armar as jogadas. O Panela, outra vez, se deu melhor. Joninhas recebeu de Profeta, na esquerda, acelerou para cima de Leite e deu passe para o meio. Rubão acabou desarmado por Rick, mas a bola sobrou na entrada da área, pela direita. Léo se apresentou para o chute de primeira, no canto esquerdo, à meia altura. NA TRAVEEEEEE!!! No minuto seguinte, o Panela construiu com paciência outra vez. Serginho deu passe da direita para a esquerda, antes de cumprimentar Bruninho, seu substituto. Léo ligou com Joninhas, que deu passe para o meio. O panela 6 se apresentou para receber, usando o pivô de Rubão para tentar o chute. GDS conseguiu travar, mas a bola subiu e Luigi dormiu no ponto! Cutait também não saiu. Cai, cai, balão. Cai, cai, balão, no pé direito de Rubão! O panela 9 acompanhou a redonda, que desceu dentro da área. Golpe de karatê com a direita para empurrar para as redes! 1 x 0!
A marcação sobre o artilheiro do Panela era implacável, mas, num “Cai, cai, balão. Cai, cai, balão, no pé direito de Rubão!”...
Depois de abrir o placar, o Panela ainda tentou chegar mais duas vezes, sempre contanto com o trio formado por Rubão, Joninhas e Bruninho. Sem sucesso. O Wake ‘n’ Bake não se deu muito melhor, mas conseguiu um abafa. Luigi interceptou passe de Caiote para Rubão. Caio se livrou do panela 9 para dar o passe para o WB 8, que carregou à intermediária e deu passe na entrada da área, pela esquerda. Foi Caio quem recebeu e bateu rasteiro, no meio do gol, para Maikon espalmar! Rubão tentou esfriar a partida, caindo para receber atendimento. A redonda voltou a rolar, ou melhor, a voar, com as cobranças de Mendes. Da direita para o meio, encontrou Lucão, que desviou de cabeça para o ângulo esquerdo. Maikon estava ligado e deu um totozinho, cedendo novo corner! Da direita, outra vez, o WB 10 mandou para o segundo pau. Maikon saiu mal e Lucão subiu outra vez, escorando para o canto direito vazio. LÉEEEEOOOOO!!! Salvou a pele panelense, tirando em cima da linha!
Mais perto da reta final, o controle ficou praticamente inteiro nas mãos do WB, ainda com dificuldades. Cutait tentou chute rasteiro para o ataque. Fex até desviou, mas mandou por cima! O Panela armou o ferrolho, impedindo a jogada de Caio com Fex. Profeta tentou o contra-ataque para Rubão, mas Leite impediu, providencialmente, dando passe para a direita. Fex bateu cruzado para fora! O último lance da primeira etapa foi panelense. Math recebeu de Profeta, na esquerda, e deu passe para a ponta. Rubão girou batendo, no canto direito, mas Cutait mostrou reflexo para espalmar!
Protagonistas durante a Ouro 33, Joninhas (à esquerda) e Leite pouco apareceram numa primeira etapa taticamente bem disputada
Rei do quesito, o Wake ‘n’ Bake precisava dos detalhes, que não apareciam. A chuva de revezes não parava, com Caio saindo após sentir novo incômodo na mesma coxa esquerda, que já não estava 100%. O Panela só precisava reduzir essa sopa por mais 25 minutos para levar a taça e já voltou querendo cozinhar a partida, mas a arbitragem não deu ouvidos a Bruninho. Cutait tentou abrir o score de finalizações, avançando ao meio de quadra para arriscar o chute, mas o desvio de Luigi fez a redonda nem levar perigo. Quem assustou foi o Panela. Joninhas recebeu de Math e fez ótima jogada com Rubão, pela esquerda, recebendo de volta na linha de fundo, já dentro da área. Passe na entrada da área, pela direita, para Bruninho chegar batendo cruzado, rasteiro. Rubão tentou completar por baixo, mas não conseguiu direcionar. O panela 6 ainda teve o rebote, mas GDS travou! No lance seguinte, Klynsmann acionou Bruninho, que carregou da esquerda para o meio, tabelando com Rubão. Na hora de soltar a canhota, ele acabou travado pela marcação e a bola saiu à esquerda!
Em pane, o WB seguiu sem conseguir responder. Melhor para os panelenses, que foram ganhando faltas no ataque, fazendo a cabeça wakenzista ferver. Depois da entrada da GDS em Bruninho, no centro de ataque, Joninhas cobrou com passe para a direita. O panela 6 pegou de primeira e mandou direto para fora! Foi o melhor momento dos panelenses na partida, de cabeça fria com todos coletivamente trabalhando bastante, inclusive Rubão descendo para ajudar a desarmar Lipe. Joninhas tentou o contra-ataque pela direita, completamente cercado, e acabou desarmado por Lipe. Cutait recebeu o recuo e vacilou, dando um presente nos pés de Klynsmann. É agora! Para definir! PERDEEEEU!!! Bateu rasteiro, no meio do gol, para o arqueiro espalmar! Que vacilo! Resposta rápida com Davi recebendo de Luigi e invertendo da direita para a esquerda, Leite deu passe rasteiro para dentro da área, Davi chegou antes da marcação e conseguiu escorar para a esquerda. GDS tentou o chute, mas Maikon saiu travando! O WB 99 tentou o rebote, mas também parou no guarda-redes! Para encerrar a jogada, Lipe tentou o chute alto, cedendo um lateral na esquerda defensiva do Panela! Coisa feia!
Davi, cercado por Caiote e Joninhas (de frente): o WB não encaixava seu jogo diante uma aplicação sem precedentes do Panela
Os minutos seguintes, foram menos movimentados, com o WB rondando sem morder. O Panela seguiu ganhando faltas no ataque, como a de Leite em Bruninho, aos 9, na direita. Klynsmann tentou uma jogada ensaiada na cobrança, sem sucesso, mas insistiu para roubar de Leite e, aos trancos e barrancos, superou Lipe, pelo meio. Da entrada da área, pela esquerda, tentou o chute cruzado. Não poderia perder! Desperdiçou mais uma, parando em Cutait!
Incomodado com o momento, o WB pediu tempo e tentou mexer na escalação, trazendo jogadores do banco com mais oxigênio para pressionar o Panela. GDS cortou lançamento de Maikon, Marcão deu passe para Fex e a defensiva panelense conseguiu travar! A sobra caiu na ponta esquerda, mas GDS pegou mal e bateu sem oferecer perigo! Sem achar muita solução, Cutait arriscou o chute de longe, mas Maikon estava ligado para espalmar! A próxima tentativa foi o chute rasteiro de Rick, para dentro da área. Fex escorou para o meio, mas ninguém completou!
Caiote (à esquerda) e Profeta tentam travar Mendes: tudo dava certo para o Panela na manhã do dia 06/JUL/24
Nada absurdo, mas o perigo crescente wakenzista fez o Panela pedir tempo aos 15, depois que a bola bateu na mão de Joninhas, no centro de ataque do WB. Na volta, Fex recebeu na esquerda, limpou a marcação de Profeta e tentou o chute no canto esquerdo. Na rede, pelo lado de fora! Nada melhor na tentativa de GDS, direto para a lua! O Panela voltou a atacar com perigo. Klynsmann fez boa jogada individual, caindo da direita para o centro de ataque. Cutait foi buscar o chute no canto direito! Luigi tentou a jogada pelo meio, mas não superou Rubão. O panela 9 percebeu Cutait adiantado e tentou encobrir, mas mandou por cima da barra! Quaaaase! O momento só se encerrou depois da jogada de Leite, pela esquerda. Passe na ponta para GDS centralizar com Kabba, na entrada da área. Ele finalizou para Maikon espalmar! Math tentou puxar o contra-ataque pelo meio, mas o WB 80 o parou com falta, a 5ª dos wakenzistas nesta etapa final!
Quando a redonda voltou a rolar, o Panela chegou à sua 4ª falta, depois da entrada de Porco para cima de Mendes, na direita de ataque do Wake. No minuto seguinte, Joninhas puxou Rick, impedindo a jogada pela esquerda, e assinalou a 5ª! Leite cobrou com passe para a ponta e o WB 33 tentou o cruzamento para dentro da área, mas mandou na rede pelo lado de fora! No lance seguinte, Leite cobrou escanteio da esquerda e Kabba pegou de primeira. Maikon foi surpreendido, mas ainda conseguiu desviar com o ombro. NA TRAVEEEEE!!! Ela se recusa a entrar!
Com tanto sufoco, o Panela imediatamente desabou no chão, tentando esfriar o jogo que já caminhava dentro dos acréscimos. O WB era puro desespero, suplicando pelo shoot out a qualquer custo. Não veio. Joninhas desarmou Fex e Rubão ganhou lateral na esquerda de ataque. Bruninho recebeu de volta de Klynsmann e deu passe na entrada da área pela direita. Veio para os pés sagrados de Rubão. Vai que é tua! Giro para cima de Lucão para adentrar a área. Cutait saiu, mas não pegou nada. O panela 9 tocou por cobertura, quase sem ângulo! Tá lá dentro! Pode avisar, a taça é do Panela! 2 x 0!
Rubão procura a torcida paneleira depois de marcar seu segundo na final
Durante a comemoração, sobrou cartão vermelho para Porco, que estava no banco. Nem adiantava o desespero. O WB montou um meia-quadra com Cutait trocando passes no ataque, mas não passou nem perto de ameaçar. Rubão ainda roubou a bola e tentou o chute do campo de defesa, querendo seu hat-trick contra uma barra abandonada, mas lhe faltou perna! O que não faltou foi poder de decisão e reinvenção do melhor que o Panela conseguiu oferecer, chegando com tudo, direto da Prata, para levantar o caneco da Ouro! O Wake ‘n’ Bake ficou outra vez no quase, com o detalhe trabalhando contra os detalhistas!
Klynsmann agradece aos céus pelo título da Ouro 33
Joninhas abraça Rubão: depois da discussão entre os dois no intervalo das semis, o Panela virou pra cima do seu arqui-inimigo Cacildes de Ramos e foi cerebral na decisão contra o WB
Wake ‘n’ Bake, vice-campeão do XXXIII Chuteira de Ouro
Panela, campeão do XXXIII Chuteira de Ouro
Ficha técnica
Wake ‘n’ Bake 0 x 2 Panela - Final da XXXIII Chuteira de Ouro
Gols: Rubão (2) (P)
Cartões amarelos: Mendes (WB); Porco, Joninhas e Rubão (P)
Comentários (0)