Seu novo uniforme é de PR1MA! Facilitamos a sua vida!

    Agilidade e comodidade para você focar apenas no que importa... o seu time! @pr1masports e (11) 99210-4656

    Veja mais

Com gol salvador de Tomás na prorrogação, Fortalança elimina Gbex de virada e está entre os oito melhores da competição

Cobrir o Chuteira 5 e a Copa Estrelato é o primeiro passo do “aspira” dentro do Chuteira de Ouro. Novos times, ritmo diferente e muita emoção. Segundo o meu robusto banco de dados, a minha última participação no Chuteira 5 tinha sido em 24 de novembro de 2018. Faz tempo pra c@$%&*! Naquela ocasião, era a 10ª edição do torneio e o Juvena – atualmente líder do Grupo B da Série Ouro - chegaria à semifinal após golear o Ou Não (hoje na Série Aço) por 5 x 2 (recordar é viver). De volta às origens, não faltou emoção na classificação do Fortalança frente ao Gbex, com direito a um golaço na prorrogação e quebra de um pequenino tabu de dois jogos sem vencer no Estádio Chuteira de Ouro 5. Antes, a esquadra de Verthongen tinha um empate contra o Redbull MK pela Copa Estrelato (ler aqui), e derrota na semana passada para o Colônia 355 (matéria completa).
 
Enquanto a galera do Rabisco comemorava a classificação para as quartas de final da Série Aço ao som de Bruno & Marrone, eu estava ao lado da lenda Matheus de Angeli, que me informava sobre os principais nomes das esquadras. O jogo dos lançadores passavam pelos pés de Verthongen e Guizão, enquanto os gbexistas contavam com Arroz, Chicken e Pivardy - que estava no banco de reservas e “questionável” para o confronto.
 
Início de combate estudado, com as duas equipes esperando quem daria o primeiro golpe. O leão mostrou que é o rei da selva e foi ao ataque na cobrança de Tomás, mas Justin segurou em dois tempos. Quem abriria a lata seria o Gbex. Aos 6 minutos, cruzamento de Gui da direita, a esfera atravessou a área e Chicken acertou um canudo alto, central e indefensável para Careca. Golaço! Contagem aberta na eliminatória! 1 x 0!
 
A desvantagem acordou de vez o Fortalança e haja pressão contra a meta gbexista. Beicin acelerou o jogo pelo lado direito, ergueu a cabeça e mandou no tumulto, mas faltou alguém para desviar. Era o início! Na sequência, outra vez o leão 77 em ação, paulada com veneno e Justin deu um tapa sobre a meta. Corner!
 
Mais ataque azul! Pelo lado esquerdo, cruzamento de Mani, Tomás finalizou e a pelota desviou na zaga antes de sair. O lance seguiu, escanteio cobrado da canhota, Tomás arremessou e a torre Guizão nem precisou decolar para cabecear, porém, o melão explodiu na trave! O empate está maduro, é questão de paciência. O bombardeio continuava e ‘Big Gui’ acertou um foguetaço do meio da rua, mas Justin continuava com a chave do cadeado e decretou que não seria vazado na primeira etapa. Mais um escanteio na estatística. Na cobrança, Judite mirou na cabeça de Beicin, porém, por cima.
 
Para não dizer que não teve ataque do Gbex, Arroz acelerou pelo lado esquerdo, preparou o chute regado a muito tempero, mas passou perto da meta defendida por Careca. A resposta veio com Caioba gingando contra a marcação e acionou Big Z. O avante 9 demorou para finalizar e Sorriso travou em cima da hora. No último momento do período, Caioba soltou a patada pelo lado direito e o travessão saiu do lugar por conta da intensidade. Depois do tento, só um time joga. Cadê o Gbex, pessoal?!
 
Como espectador, Careca foi para o banco e Ethan assumiu a bronca na segunda etapa. De Angeli me alertou que o suplente gosta de emoção e poderia acontecer qualquer coisa. O que não mudou foi o persistente ataque do Fortalança e Justin segurou o chute de Debas. O Gbex queria aproveitar a sua eficiência e Mr. Zenha cobrou lateral da direita, Arroz subiu no terceiro andar e colocou o melão no cesto direito de Ethan. A arbitragem indeferiu o tento alegando falta ofensiva.
 
A espetada gbexista mostrou que não ficaria na retranca, no entanto, o leão farejava o empate e o chute de Debas ficou nas mãos de Justin. Em seguida, Caioba ganhou aos trancos e barrancos, acertou um foguetaço, porém, a esfera parou no estacionamento. Desculpa aí! Mais Fortalança e o “sumido” Verthongen atirou do meio da quadra e arrancou aquele “uhhh” da torcida. Quase!
 
Peleja aberta e Chicken enfileirou os defensores lancistas, arbitragem, imprensa e torcedores, mas na hora de tirar a nota máxima, faltou potência no chute e Ethan segurou sem problema. Aos 7’, falta perigosíssima perto da área azul, Arroz e Chicken fizeram conferência para definir quem cobraria. Depois de uma disputa de ‘par ou ímpar’ e ‘pedra, papel e tesoura’, o avante 66 aproveitou que Ethan montou errado a barreira e executou com maestria, mas a pelota passou muito perto. O guarda-redes 1 virou passageiro, brincou de estátua e quase se deu mal!
 
O Fortalança respondeu com Verthongen iniciando a trama e saiu com toda elegância da quadra defensiva. Debas recebeu o presente no corredor canhoto e deixou Beicin de cara com o paraíso, mas a conclusão tirou tinta da trave esquerda. Haja pressão, amigos e tempo Gbex!
 
Beicin perderia outra boa chance de empatar ao receber o cruzamento de Caioba. Parecia que a tarde não seria azul quando Verthongen disputou espaço no meio da quadra e deixou o braço no ouvido de Gui. O gbex 17 está com sinal ocupado até agora e cartão vermelho ao camisa 11. Temporariamente com um a mais, Arroz tomou posição e exagerou no tempero ao isolar rumo ao Terminal Barra Funda. Em seguida, Pibe apareceu para aprontar e Ethan seguia com a chave do cadeado. Mais uma defesa na estatística.
 
Com o quadro completo, o leão avançou sua tropa e a torre Guizão mostrou que está com a caligrafia em dia ao dar um belo passe de letra para Beicin, porém, Justin segurou. Tomás calibrou o pé e emendou um foguetaço de média distância, mas o melão teimava em não entrar. Fora!
 
O placar parcial seria o mais “mentiroso” que pude presenciar em anos nesta indústria vital, e o Gbex teve a bola de carimbar o passaporte com Pinguim deslizando pela zaga azul, mas Ethan salvou no canto esquerdo e evitou o pior. Com o clima tenso e precisando tirar algo da cartola, o Fortalança parou o match aos 22 minutos.
 
Enquanto o professor dava instruções, observei que Pivardy estava uniformizado, feito rapidamente o aquecimento e entraria em quadra quando o duelo fosse retomado. Na hora da decisão, vale quase tudo para levar o time à classificação. Dentro da arena, o camisa 10 viu o escrete sofrer o empate nos acréscimos. Derdas ganhou a batalha na ala direita e acionou Big Z, que preparou o tiro rasante e foi comemorar com a torcida. UFA! Na base da pressão, e da “empurrança”, o Fortalança levará a eliminatória para o overtime! Eu te amo, Chuteira 5! 1 x 1!
 
Dez minutos corridos, faltas acumuladas do segundo tempo e festa para quem marcar primeiro. Para quem pensou que o tempo-extra seria conservador, as duas esquadras estavam high voltage e queriam resolver o quanto antes. Beicin atirou do meio da quadra, Justin bateu roupa e quase entregou a classificação, mas Big Z, autor do tento de empate, mandou a pelota no estacionamento. NÃÃÃÃOOOO!!!! Debas foi pelo mesmo caminho ao fazer uma série de fintas e o chute parou perto do Terminal Lapa.
 
Sem medo, o Gbex mostrou que não ficaria na retranca e Chicken cobrou falta com perigo sobre a meta. Na ofensiva seguinte, Pibe aprontou um salseiro pela direita, ficou de frente para o paraíso, mas Iriri salvou em cima da linha! Era o golo da classificação!
 
O susto motivou o Fortalança e Caioba aproveitou o vacilo de Arroz, mas na hora de tirar a nota máxima, Justin não deu rebote. Quando todos preparavam para os shoot outs, Ethan repôs rapidamente para Iriri antes da faixa divisória. O lançador 23 tocou para Tomás, que avançou alguns metros e acertou um pombo sem asa de perna canhota. A pelota fez uma curva absurda e parou na gaveta! Justin ficou estático, enquanto a galera azul iniciava a festa da classificação. GOLAÇOOOOOO!!!!!! O Fortalança está nas quartas de final! 2 x 1!
 
Com persistência, o leão está entre os oito melhores do Chuteira 5 e o próximo desafio será contra o Cacildes de Ramos, um dos favoritos ao título. No encontro válido pela 5ª rodada, os lançadores apanharam por 5 x 1 (ler aqui). Do outro lado, o Gbex esteve a um minuto de avançar e termina a temporada com a sina de estacionar nas oitavas de final, pois na edição anterior da Copa Estrelato, foi eliminado pelo Ginga. Até 2023, Gbex.
 
Ficha técnica
 
Fortalança 1 (1) x (0) 1 Gbex – Oitavas de final do XIV Chuteira 5

Gols: Big Z e Tomás (F); Chicken (G)

Cartões amarelos: Tomás, Verthongen e Toto (F); Arroz (G)

Cartão vermelho: Verthongen (F)

MVPs: 1 – Caioba (Fortalança); 2 – Tomás (Fortalança); 3 – Chicken (Gbex)

Comentários (0)