Seu novo uniforme é de PR1MA! Facilitamos a sua vida!

    Agilidade e comodidade para você focar apenas no que importa... o seu time! @pr1masports e (11) 99210-4656

    Veja mais

Com maestria de Thiaguinho, gol de Costa e peleja repleta de alternativas, Puzzle vence o 4M no golden goal e levanta o caneco da Estrelato

Por onde devemos montar um quebra-cabeça? Vai ao gosto da pessoa e da estratégia. Uns preferem encaixar as peças laterais, outros curtem começar pela base, passando pelo centro até a figura aparecer por completo. Com o Puzzle não poderia ser diferente. Em sua segunda participação na Copa Estrelato, o time limão começou encaixando as peças com resultados contundentes, o formato do caneco estrelato ganhava forma, porém, faltava algo raro, uma peçinha para completar o desenho, e eis que conseguiu.

Diante do 4M, a trupe de Pedro Fogaça passou por uma montanha-russa de emoções: começou avassalador (como toda a campanha estrelata); saiu na frente com o artilheiro Marco Costa, porém, o mesmo se machucou; permitiu a reação quatroemista, igualando a parada duas vezes – e com condições de virar a mesa –; e teve nos pés de Thiaguinho o gol do desafogo, o do título no overtime. Depois de 9 partidas, enfim os puzzlistas encontraram um adversário à altura, resta saber se ambos seguirão subindo os degraus da Liga Chuteira de Ouro F7, proporcionando grandes espetáculos. O quebra-cabeça está montado com sucesso.
O professor Fogaça teve praticamente todo elenco à disposição. Muca e Sabugo foram as ausências. Buzina era o dono da meta, enquanto Miojo, Sagui (a novidade na escalação), Nando, Thiaguinho, Nardi e o artilheiro Costa completavam o quadro inicial. O cartel puzzlista colocava respeito com 8 vitórias (sendo 7 por goleada) em 8 partidas. Melhor ataque com 50 gols e defesa menos vazada (18 tentos). Favoritismo máximo ao time limão? A ver.

Pelo 4M, Ricardo continuava como titular, enquanto Suélio, MVG da primeira fase, seguia no banco de reservas. Além do arqueiro, Voz, Vezza, Balieiro, Nadal, Pepe e Renan completavam o quadro inicial. Com 7 vitórias e 1 empate, os quatroemistas queriam acabar com a invencibilidade limão. O rubro-negro marcou 40 tentos (segundo melhor ataque) e sofreu 23 gols. Somando os dois ataques, são 90 bolas no balaio,
ou seja, a expectativa é que tenhamos um excelente jogo, certo? Certo! Vamos ao primeiro ato da finalíssima!

O mar verde-limão tomou conta das arquibancadas do Estádio Chuteira de Ouro 5. A festa estava pronta e Nardi deu o kickoff. Vamos para os 25 minutos iniciais! Troca de passes por parte das esquadras e a primeira descida foi puzzlista com o artilheiro Costa arrancando pela esquerda, puxou para o lado e preparou o cruzamento, interceptado por Pepe. O lance seguiu, escanteio cobrado e Sagui decolou para o cabeceio, porém, errou o alvo. Uma das chaves da vitória seria o "fator quadra", ou seja, quem fosse "camaleão" e se adaptasse rapidamente levaria vantagem. Pelo menos foi debatido no nosso aclamado e campeão de audiência 'Planeta Chuteira'. O Puzzle aclimatou rapidamente com o tapete azul, continuava em cima e parecia que aquele tento antes dos 5 minutos poderia acontecer a qualquer momento. Passe errado de Balieiro, Nando recuperou e soltou para Costa na meiuca. O artilheiro virou garçom, rolou para Sagui, que quase entortou a coluna de Vezza, e mandou o canudo com perigo à esquerda de Ricardo. Bela jogada e quase a contagem foi aberta! Olha o Puzzle avassalador querendo mandar na partida!

O 4M tentava esquentar as turbinas e impor trabalho ao coleguinha. Troca de figurinhas entre Vezza e Voz, Pepe recebeu na esquerda, recuou para o camisa 16 e inverteu o jogo para Renan, que pegou trânsito livre, pedalou, encarou a marcação e soltou o canudo, mas a esfera explodiu na trave e Fogaça levou um susto na sideline! Que chance e a partida começa em alta velocidade!
Falta sofrida por Miojo no centro da quadra e a torcida limão ficava na expectativa com Costa tomando posição para a cobrança. BOOOOOMBAAAAA direcionada, selada e carimbada na forquilha canhota, mas Ricardão foi monumental, espetacular e fez um DEFESÃO, colocando para a linha de fundo! Que senhora defesa, amigos!

O rubro-negro trocava passes na quadra ofensiva, porém, não conseguia furar a defesa adversária. Posse de bola improdutiva, Renan e Nadal tentaram a tabelinha na ponta direita, mas o contra-ataque foi armado e Nardi ficou com trânsito livre para trabalhar. Dois adversários no encalço, Miojo livre do outro lado, mas na hora de tirar a nota máxima, o avante 63 atirou rasteiro, sem direção, e Ricardo apenas acompanhou. Calma, o chute desviou levemente na zaga, linha de fundo e Miojo arremessou no meio do tumulto, porém, Nardi desperdiçou outra chance ao cabecear sobre o travessão. A resposta veio na reposição rápida de Ricardo, lançamento de Vezza com GPS para Pepe amaciar no peito e rolar para Balieiro na direita, cara a cara com Buzina, mas atirou sobre a meta. Será que o 4M vai equilibrar a partida? Enquanto isso, Voz atropelou Nardi na ala direita e a falta foi assinalada. Miojo tomou posição, quis se consagrar, porém, o chute rasteiro contou com o corte providencial da cozinha quatroemista e se perdeu pela linha de lado. O polivalente 14 atravessou a quadra, foi para o flanco contrário, arremessou no meio da galera, Nardi dividiu com Vezza e a sobra ficou nos pés do artilheiro da competição. Costa levou a melhor sobre Voz e deu um lindo golpe de direita no canto de Ricardão! Toca no Costa que é gol! Ele sente o cheiro do gol, o 21º na competição! É gol e festa do Puzzle! Lata aberta aos 13 minutos! 1 x 0!

Mesmo melhor em quadra, e com a vantagem, os jogadores do Puzzle pareciam nervosos a ponto de chegarem atrasados nas jogadas. Miojo dividiu com Nadal e o canário cantou no seu ouvido. Costa também deixou a perna em Voz, porém, apenas recebeu uma advertência verbal da arbitragem. Aos poucos a esquadra começava a ficar pendurada em infrações antes dos 15 minutos. Cuidado!

Quando parecia que a situação estava controlada, eis que a peleja ganhou ares de dramaticidade. Costa recebeu na ponta esquerda, tentou dominar na frente de Voz, mas sentiu a coxa e ficou no chão. O xerifão 16 recuperou a posse e o passe rasgou a defesa limão; Pepe recebeu o presente, girou para cima de Bigato, avançou algumas jardas e deu um toque rasteiro entre as canetas de Buzina. É gol do 4M aos 18 minutos! Que reviravolta é essa, Brasil?! Tudo igual na finalíssima! 1 x 1!
Comemoração de um lado, drama do outro. Costa saiu carregado pelos companheiros e Fogaça precisava quebrar a cabeça para arrumar o time. Edmago foi o escolhido para ajustar a meiuca, enquanto Nardi fazia a função do camisa 23. Novas peças encaixadas e como ficaria a configuração durante o período? Enquanto a turma não entrosava, quase o 4M virou a mesa com Renan partindo da quadra defensiva, lado esquerdo, toque rápido para Pepe proteger e devolver ao camisa 6, que preparou um canudaço rasteiro, com muito veneno e perigo, mas a esfera lambeu a trave direita de Buzina. Quase!A nova configuração do coach deu resultado aos 24 minutos. Sagui apareceu pelo lado esquerdo, rolou para Edmago no meio, Thiaguinho chegou sem marcação e a finalização rasteira foi fatal no canto canhoto de Ricardo! Seria o gol do desafogo? Se Costa e Nardi não estão bem, é bola no "Little Thiago"! Ele resolve! 2 x 1!

O Puzzle ativou o "modo avassalador" e ficou perto de aumentar a vantagem. Voz carimbou Sagui e o contra-ataque estava disponível. Nardi ficou no mano a mano, avançou um pouco e soltou um chute colocado, mas passou à esquerda, colado ao poste! Quase! Nadal respondeu com a paulada do meio da avenida, porém, sobre a meta de Buzina. Coube a outro membro da Família Pineschi arrancar um sorriso da pequena torcida rubro-negra. Passe errado de Sagui, recuperação de Renan, corte para o lado esquerdo e uma linda tacada de sinuca na caçapa canhota de Buzina, que virou passageiro. Que lindo gol! Que final! Tudo igual nos acréscimos! 2 x 2!

Antes do recreio, uma chance para cada lado. Nadal apareceu pela zona central, encheu o pé e soltou o canudo sobre a meta. Buzina voou apenas para ficar na foto. Reposição rápida, lançamento de Portugal para Nando, canhota calibrada e boa defesa de Ricardo. Fim da etapa inicial com o Puzzle criando as principais chances, porém, caiu um pouco de produção após a lesão de Costa e o 4M conseguiu equilibrar as ações.

Início de segundo tempo de estudos e os jogadores isolando o melão para todos os lados. Pepe tentou na cobrança de falta. Sem sucesso. Sagui carimbou a barreira e Thiaguinho ficou com a sobra, porém, a esfera parou no estacionamento. A trocação do primeiro ato se transformou em cautela e caldo de galinha nesta reta decisiva. Quem iria se arriscar e sair de quadra com o caneco? Eis a questão. Pepe mostrou um pouco de ousadia ao receber o passe de Vezza na ponta esquerda, finalizou rasteiro e com perigo, mas Buzina defendeu colado ao poste direito. Fora! Corner! A cobrança não aconteceu nada e o Puzzle preparou o contra-ataque. Thiaguinho recuperou pela ala canhota, ligou para Nardi e Sagui recebeu do outro lado. O defensor 17 ameaçou o chute e Pepe ficou no vácuo, cortou Balieiro e alerta de golaço no ar, mas o tiro esbarrou em Nadal e se perdeu pela linha de fundo. Sagui quer quebrar a espinha dos seus marcadores. Impressionante! Na sequência, lateral cobrado e Nardi desviou de cabeça por cima. Quase!
 
O 4M ficou perto de virar a mesa e Renan queria jogo. O camisa 6 iniciou a trama na quadra defensiva, soltou para Balieiro, Vezza se apresentou na ala direita e deixou para Renan soltar o foguetaço com muito veneno, mas Buzina teve trabalho para segurar a batata quente no canto esquerdo. Boa defesa!
Tudo seguia indefinido e os times continuavam ousando. Nardi apareceu pela ala direita, encarou a marcação de Vezza, ensaiou algumas pedaladas e atirou por cima. Errou o alvo. Não é o dia do camisa 63. Cadê o poder de decisão? A resposta veio com Renan apertando a marcação, ganhou de Lamana perto da linha de fundo, recuou para Iago soltar a bomba, mas Buzina fez outra boa defesa em dois tempos.

Break pedido aos 14 minutos e o 4M seguia martelando rumo à virada. Renan (sempre ele) escapou pelo lado esquerdo, fez a rota central e desceu a sapatada, mas Buzina rebateu e Portugal deu um chutão para lateral. Os quatroemistas muito perto do terceiro, enquanto o Puzzle começava a ficar nas cordas.
 
A trupe de Fogaça não conseguia criar e a defesa rubro-negra ganhava grande parte das divididas. Aliás, a zaga limão também se destacava, impedindo qualquer avanço. Olha o Puzzle mudando as características! "Efeito camaleão" se adaptando em vários cenários. Vezza recebeu a pelota na ponta direita, rolou para Renan e a sapatada tinha endereço, mas Buzina buscou no canto esquerdo e fez outra grande defesa! O cara quer ser herói, assim como foi na semifinal contra o Cura Ressaca.

O Puzzle buscou a resposta após Voz colocar a mão boba na pelota a poucos passos da área. Frisson da torcida, pois Costa voltaria ao gramado. Será que o homem usou a tal "água mágica"? O artilheiro 23 ajeitou a pelota com todo carinho, tomou pouca distância e bateu colocado, porém, sobre a meta. Na sequência acabou saindo novamente, tipo um kicker da NFL, só entra para chutar o field goal ou extra point. Na sequência, Thiaguinho rolou para Edmago na esquerda, perto da área, chute rasteirinho, mas Ricardo salvou colado ao poste direito. Parece que a fera quer sair da jaula novamente!

Mais limão no ataque! Edmago disputou com André na esquerda, levou vantagem e jogou no meio da muvuca. Miojo ganhou no pé de ferro e Thiaguinho emendou uma senhora sapatada no centro da meta, mas Ricardo fez boa defesa, deu rebote e Sagui queria ser o tal "herói improvável" - que acontece nas finais da Liga Chuteira - , porém, a finalização passou à direita e a prorrogação chegou sem pedir licença. Vamos ao tempo-extra!

Saída do Puzzle com Costa querendo aprontar ao chutar do grande círculo. Ricardo apenas acompanhou. O time de Fogaça parecia inteiro e queria resolver a parada o quanto antes. Miojo soltou para Thiaguinho e a paulada passou longe da meta. A resposta veio com o imparável Renan na ala direita, deixou Portugal na saudade, mas esbarrou no paredão chamado Buzina, que protegeu o canto e fez boa defesa.
A esquadra limão estava perto do tento salvador e o contra-ataque puxado por Miojo quase foi fatal. Avanço do 'Samurai 14' na direita, tabelinha com Costa, devolução e toque cruzado, mas a bola caprichosamente passou perto da trave direita. A torcida puzzlista preparava a festa, porém, precisava se conter.

Até que aos 3 minutos, um verdadeiro terremoto ganhou força na quadra azulada. Sagui recuperou a pelota e avançou algumas jardas, porém, na hora de se consagrar, perdeu a posse. Chutão para frente, recuperação de Nardi, Thiaguinho recebeu na meiuca, rolou para Sagui, que chamou a marcação, entortou a coluna de Balieiro e devolveu com todo carinho para Thiaguinho finalizar no alto, sem chance para Ricardo! É O GOL DO TÍTULO! VAI PUZZLE, CAMPEÃO DA XII COPA ESTRELATO! Quem assistiu a transmissão sabe que este repórter "profetizou" quem seria o autor do golden goal! Little guy, big goal!

Que partida! Que final! Campanha impecável do Puzzle, que encerra a competição de forma invicta. O ataque terminou com 53 gols (melhor), enquanto a defesa sofreu 20 tentos (segunda melhor), atrás do Charrados (19 golos sofridos). Costa fez barba e cabelo ao levar para casa o troféu de artilheiro e MVP da primeira fase, enquanto Thiaguinho conquistou o prêmio de SuperMVP. O próximo desafio será a Copa dos Campeões, e posteriormente, o Chuteira 5. O primeiro quebra-cabeça foi montado, agora é hora de começar montar outro.

A campanha do 4M é para ser exaltada. O grupo conseguiu bater de frente com o melhor time da competição e ficou no quase. Suélio levou para casa o troféu de MVG da fase de grupos. É hora de planejar a próxima temporada e a esquadra pinta como forte concorrente a fazer bonito no Chuteira 5. A ver.


Ficha técnica

Puzzle 2 (1) x (0) 2 4M – Final da XII Copa Estrelato

Gols: Costa e Thiaguinho (2) (P); Pepe e Renan (4M)

Cartões amarelos: Miojo e Nardi (P); Voz e Nadal (4M)


MVPs: 1 - Thiaguinho (Puzzle); 2 - Sagui (Puzzle); 3 - Renan (4M)
PREMIAÇÕES INDIVIDUAIS

Artilheiro: Costa (Puzzle)

MVP: Costa (Puzzle)

MVG: Suelio (4M)

SuperMVP: Thiaguinho (Puzzle)
 
Comentários (0)