Seu novo uniforme é de PR1MA! Facilitamos a sua vida!

    Agilidade e comodidade para você focar apenas no que importa... o seu time! @pr1masports e (11) 99210-4656

    Veja mais

No clássico da degola, Acidus, com a vantagem, empata com o Basicus, rebaixa o rival para a Bronze e se mantém na Prata

“Me leva que eu vou
Sonho meu
Atrás da Verde e Rosa
Só não vai quem já morreu”

(Estação Primeira de Mangueira, samba enredo de 1994, que ficou em 11o lugar)


Quis o destino que na 7a e última rodada da Prata, um dos maiores clássicos da Liga Chuteira de Ouro F7, acontecesse no Estádio Chuteira 5. Tudo azul naquele feriado do dia 15: O céu de brigadeiro, o gramado sintético índigo, mas nas vestes dos jogadores, as cores que um dia já fizeram tremer muita gente de medo, raiva, tensão: o verde e rosa.

Você, jovem jogador, jovem repórter, talvez não saiba do peso de alguns times que estão há mais de uma década disputando as divisões, e de tantos outros que já se foram, mas deixaram sua marca na história do Chuteira. E, no vigésimo sexto Chuteira de Prata, estão alguns pioneiros, como o SPQSF, Absolutos, SQS, e lá na Série Ouro, há veteranos que estão dando trabalho para a molecada, como o MachuPichu, Roleta Russa e o gigante Invictus!

Mas, neste feriado, jovem, tivemos um embate químico que, se você pesquisar aqui no site, irá encontrar citações de ambos os times fazendo uma datação por Carbono 14. Brasões tão parecidos e tão diferentes. Sabemos que na química, se misturarmos um elemento ácido com um básico ocorre uma reação de neutralização. Foi o que aconteceu na partida entre Acidus e Basicus, a luta para se manter na Prata. Depois da vitória do SQS contra o Olimpo mais cedo, o Acidus entrou com a vantagem do empate para se manter ainda no alto escalão do campeonato. Deu no que deu, uma reação de neutralização com reviravoltas: tudo igual em 4 x 4 – atestando o descenso da basicada.

O Basicus entrou com Geovani, Roland Seaman, Barba, Japa, Costela, Alemão e Savvas (com o craque Marcelo Caballero suspenso). O Acidus foi com Garga, Riquelmi, Cleberson, Deniis, Marquinhos, Felipe Moura e Well (sem o mito Luciano Rosenthal).

Logo no começo, numa lateral mal batida pelo Acidus, Alemão roubou a bola e fez o primeiro ataque da partida, com uma bela defesa de Garga! Riquelmi saiu com a bola para o Acidus, o time perdeu no ataque, o contra-ataque rosa avançou de novo com Alemão, mas ele chutou alto demais para fora. O Acidus saiu novamente e perdeu a bola, Barba driblou e tentou chutar, a zaga impediu, sobrou para Cleberson, que tentou um chute do meio da rua que Roland espalmou e a redonda voltou para o Basicus!

Um começo de partida digno das duas equipes, equilibrado, ambas estudando as posições e testando brechas para o ataque. Felipe Moura bateu uma lateral, Riquelmi no meio do campo lançou para Cleberson, mas este perdeu para Savvas, que viu Barba, que perdeu para Deniis, que adiantou para Felipe Moura, tentou lançar para Cleberson, mas foi forte demais indo para a linha de fundo. Talvez fosse mais ansiedade que equilibrado o clássico...

Basicus recomeça com Japa, perdendo a posse no meio do campo, Felipe Moura recuou e montou a jogada, viu Riquelmi subindo para o ataque, rolou para o acidus 17, que chutou com força, mas Roland de novo estava atento e defendeu o tiro dando escanteio para o Acidus! Deniis recebeu e tentou direto, mas Roland novamente espalmou, deixando sobrar para Felipe Moura, que mandou para fora!

Com quase 7 minutos, Savvas saiu com a bola e foi tocando desde a zaga, caiu no pé de Barba, Savvas avançou, recebeu, e ajeitou para o chute, que foi desviado pela zaga verde, dando um escanteio para a equipe magenta. Japa bateu, Alemão tentou de cabeça, mas a zaga tirou; sobrou para Felipe Moura chutar, mas Costela não deixou passar, deixando a bola para Roland. Numa lateral para o Acidus, Deniis recebeu e tocou para Well, este passou para Cleberson, que deixou para Riquelmi finalizar. Roland espalmou, ela sobrou para Felipe Moura, mas mandou para fora!

Era a partida dos desesperados, mas o clima era de clássico, não tinha outro jeito de ser. Para muitos poderia parecer um jogo de várzea, mas para o olhar nostálgico, eram dois gigantes em campo, de dias mais felizes e uma vida mais simples, com um futuro promissor.

Basicus inicia a jogada com Japa, que tentou ir pela lateral direita, tocou para Samões, que viu Costela; este tentou o lançamento, interceptado; volta para o basicus 77, que recua para Samões para reorganizar o time, lançou para o ataque, mas o Acidus rouba; Cleberson tentou o lançamento, perdeu a posse, Alemão avança, tocou para Savvas, devolveu para Alemão na boca da área, que mandou a bola lá onde a coruja dorme! Golaço no ângulo! 1 x 0 aos 14 minutos e meio! O Acidus saiu com Riquelmi, mas lançou forte demais para a linha de fundo. Roland lançou, Costela tentou dominar, sobrou para Riquelmi, que tabelou com Cleberson e chutou para deixar tudo igual 1 minuto depois! 1 x 1!

Perder tempo não estava nos planos da basicada. Robinho saiu com a bola, tocou para Japa, este viu Coppi livre, recuou para Samões que tentou lançar para Geovani mas o Acidus assumiu a posse. Cleberson tentou sair com a bola mas foi roubado no meio de campo, Costela achou Alemão adiantado, chutou, mas a zaga limão não deixou passar! A equipe verde avançou com Riquelmi que tentou o tiro, mas Samões tirou o perigo! O Basicus saiu com Japa, tocou para Geovani, lançou para Costela, ele driblou e acertou a rede aos 18 minutos! 2 x 1!

Professor Bolas pediu tempo. Dava para sentir a tensão no ar. Era o tudo ou nada. A vitória manteria o Basicus na divisão, estávamos chegando no fim da 1a etapa. O Acidus precisava se reorganizar para tentar o empate. Voltam para o campo de batalha com a saída para o Acidus depois do gol tomado. Marcola sofreu uma falta na área do Basicus, a barreira foi armada. Marcola chutou direto, mas Roland espalmou para a linha de fundo!

Num ataque do Acidus, Marquinhos tentou o chute, perdeu a posse, a bola voltou para Felipe Moura, que tentou mais um chute, mas Japa tirou, e nesse momento, aos 20 minutos, Roland Seaman sofreu uma lesão. O arqueiro teve que sair de campo erguido por seus companheiros. No seu lugar, Fabinho assumiu a função.

Depois de um ataque do Basicus, Felipe Moura avançou, tocou para Cleberson, que chutou e a zaga evitou. Acidus bateu mal a lateral, sobrou para Geovani, que encontrou Japa livre, que chutou para fora. Felipe Moura tocou para Deniis, dele para Cleberson, este achou Marquinhos que tentou lançar para Riquelmi, mas foi muito forte; a bola voltou para Cleberson, devolveu para Deniis, tentou o toque para Marquinhos, mas a arbitragem encerrou o 1o tempo! Até aqui, o Basicus se mantinha na Prata, mas o Acidus ia desequilibrar essa neutralidade química.

Então começou a etapa final! O Acidus saiu com a bola, mas o Basicus logo roubou com Alemão; cruzou para Barba, ele driblou um, tentou o chute, num deus nos acuda na área do Acidus, a bola sobrou para Savvas na cara do gol... mas inacreditavelmente o capitão perdeu a chance!

Em mais um ataque o Basicus conseguiu um corner. A bola caiu nos pés de Robinho na cara do gol, mas ele conseguiu mandar a bola lá para a avenida! Dois lances perigosos com 4 minutos jogados! O Acidus vai para o ataque com Cleberson, que tocou para Deniis, que sofreu uma falta. Cleberson se posicionou, bateu direto, Fabinho espalmou, deixando sobrar para Guerra chacoalhar a rede! 2 x 2 aos 5 minutos!

Lateral para o Acidus, Deniis recebeu e tocou para Marquinhos, que tentou o lançamento para Riquelmi; o Basicus roubou mas Marquinhos tirou o perigo. Lateral batida, Barba avançou mas Felipe Moura roubou, que deixa escapar; Savvas pega, deixou para Costela, que encontra Alemão subindo: chuta na trave! Acidus sai rápido, mas perde a bola na área, Robinho vê a oportunidade e manda o tiro na toca da coruja de novo! 3 x 2!

Era a volta da Fênix! Parecia que o time de Rodrigo Barath iria dominar o resto da partida. Acidus com a bola com Cleberson na lateral, se livra da marcação, volta a redonda para Marquinhos, que tentou um chute do meio da rua mas Fabinho espalmou para a lateral. Sem perder tempo Felipe Moura tocou para Marquinhos, que pega mal na bola e chutou para a lateral. Japa bate para Barba, que volta para Fabinho, faz um lançamento muito forte para Geovani! O Acidus avançou com Marquinhos e Cleberson, tentou um lançamento mas Japa não deixou; ele avançou pro ataque mas foi parado numa trombada com a zaga limão, uma falta perigosa na boca da área! Robinho bateu direto, mas Garga defendeu aos 15 minutos!

Deniis bateu uma lateral, Gui Martins recebeu, voltou para Deniis, lançou para Cleberson, que tentou chutar, mas a zaga rosa não deixou passar e a bola sobrou para Fabinho, que lançou na área do Acidus; o melão sobrou para Japa encontrar Robinho na área, chuta na trave(!), mas o rebote foi para Geovani confirmar 4 x 2 aos 18 minutos e a permanência prateada parecia estar cada vez mais consolidada! Parecia que a zica era ácida, saíram rápido com a bola, Alemão roubou logo de cara, tentou o chute e Garga defendeu!

Uma lateral pro Acidus, e tudo mudou. Deniis recebeu e tocou para Well, que achou Cleberson lá no meio da área rosa. Ele se livrou da marcação e tocou para Deniis, que lançou no meio da área, sobrando para Riquelmi chutar direto e diminuir com quase 20 minutos rodados! 3 x 4! Aí o verde-limão resolveu azedar a solução básica. No minuto seguinte o Basicus conseguiu uma falta. Tentou lançar rasteiro, sobrou para Rerom que saiu em disparada, e viu Deniis na frente. O experiente acidus 20 recebeu e mandou direto pro gol! Fabinho espalmou, mas a bola subiu e entrou na gaveta do Basicus! 4 x 4!

Venha, desespero! Fabinho lançou muito forte na área do Acidus e Cleberson roubou, voltando para Garba, que lançou; Felipe Moura dominou, tocou para Riquelmi, passa para Marquinhos, manda para Deniis, volta para Cleberson, Deniis tabela com Riquelmi, que chuta, mas Samões tirou para escanteio! Bateu rápido, no enrosco na área a bola sobrou pro Basicus tentar avançar, mas o Acidus não deixou: Deniis recuperou e tocou Riquelmi, que tentou de longe mas foi para fora!

Mais um ataque com Alemão, mas o artilheiro perdeu a chance. Daí Felipe Mora conquistou uma falta após mão no melão. Só que a ansiedade era tamanha! Entre passes com Fabinho, Japa, Coppi, Savvas, Cleberson não deixou a construção fluir! O Acidus não perdeu tempo, Riquelmi bateu com força, sobrou para Rerom, na frente de Fabinho, tentou driblar mas Fabinho pegou!

O Basicus tentou mais um ataque, Garga defendeu, o Acidus subiu para o ataque, Riquelmi tentou, a zaga não deixou passar; escanteio batido rápido, Guerra tentou o chute, desviou na zaga e mais um escanteio. Guerra recebeu de novo, mas a arbitragem apitou o final de partida!

O empate garantiu a permanência do Acidus na Prata e rebaixou o Basicus para a Bronze. Mas a nostalgia de ver os dois times em quadra me fez esquecer desses detalhes burocráticos da Liga Chuteira de Ouro F7! Foi um clássico!

Ficha técnica

Basicus 4 x 4 Acidus – 7a rodada do Grupo B do XXVI Chuteira de Prata

Gols: Alemão, Costela, Robinho e Geovani (B); Riquelmi (2), Guerra e Deniis (A)

Cartão amarelo: Savvas (B)

MVPs: 1 – Riquelmi (Acidus); 2 – Alemão (Basicus); 3 – Deniis (Acidus)
 
Comentários (0)